A ideia da construção do “INSTITUTO RONCHINI” surgiu em função da experiência adquirida durante toda a minha vida profissional. Há quarenta anos me dedico à assistência odontológica, me especializei, além de me manter atualizado na tentativa de integralizar diferentes vertentes do conhecimento.
O curso de odontologia apresenta uma formação direcionada à saúde bucal e seus sistemas anexos. Na grade de disciplinas do curso verifica-se a ausência e ou deficiência de uma carga horária mais robusta nas ciências médicas, biológicas e humanas. Considero que seja necessário um maior aprofundamento em fisiologia, farmacologia, semiologia, nutrologia, psicologia, sociologia, além de outras disciplinas para a excelência do exercício profissional do cirurgião dentista. Sendo assim, existem lacunas curriculares a serem preenchidas de maneira a fornecer um maior conhecimento ao profissional, o que o proporcionará uma maior segurança na conduta clínica. A questão principal é que, até o momento, isso não existe na formatação dos cursos de odontologia no Brasil.
No decorrer dos anos, procurei entender melhor o universo da odontologia e seus desafios no contexto do consultório odontológico. A observação da necessidade do aprimoramento para que uma melhor assistência pudesse ser prestada, se tornou uma constante. Com isso, inúmeros questionamentos surgiram, inclusive a possibilidade da criação de um local onde se pudesse contar com a colaboração de colegas cirurgiões dentistas, médicos, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e gestores para que todos unidos se envolvessem em prol do desenvolvimento profissional, da assistência diferenciada e da manutenção de uma educação permanente.
É fato que o cirurgião dentista especializado com pós-graduação lato sensu ou stricto sensu, se encontra praticamente na mesma situação do profissional graduado. Ele é diferenciado no aprofundamento interdisciplinar e talvez ainda mais restrito pois o que se exige desse profissional é um conhecimento ainda mais intrínseco da especialidade. O acesso amplo ao conhecimento generalista das ciências biológicas e humanas ficam ao largo, mas é a natureza da especialização e da superespecialização. A gestão socioeconômica também não faz parte da formação desse nível de escolaridade e assuntos de cunho socioambientais então nem pensar!
Será que a resposta obvia para tais constatações seria transformar os cursos de odontologia e formatar o cirurgião dentista brasileiro aos moldes dos colegas europeus e estadunidenses, ou seja, transformar o cirurgião dentista brasileiro em um médico-dentista? Na verdade, isso é inviável diante dos padrões curriculares estabelecidos no Brasil. Existe uma tradição na organização dos currículos universitários e uma reformulação é praticamente uma utopia. Além de que, a forma para se contornar esse hiato curricular, também não é uma “EUREKA”!
O INSTITUTO RONCHINI tem como proposta ser uma organização de profissionais de especialidades odontológicas que associados a outros profissionais médicos, psicólogos, nutricionistas e gestores, todos integrados na prestação da assistência odontológica e médica de excelência.
O foco principal do INSTITUTO RONCHINI é cuidar da pessoa. Oferecer tratamento humanizado, dar segurança aos profissionais envolvidos e criar um ambiente que favoreça os melhores resultados.
Além do exposto acima, o INSTITUTO RONCHINI tem por objetivo a produção de conteúdo científico e informativo para a promoção da saúde, da qualidade de vida e para incentivar a prevenção de doenças e do cuidado com a natureza e o meio ambiente.
O melhor é que basta entrar no site www.institutoronchini.com.br para ter acesso a tudo isso e muito mais. O lema do Instituto é a honestidade, o acolhimento e a confiança.
Venha fazer parte dessa nova realidade. Seja “O INSTITUTO RONCHINI”!
Gilberto Ronchini